"A arte diz o indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível".
Leonardo da Vinci
Apropriei-me dessa belíssima frase do fabuloso artista Leonardo da Vinci para propor aos alunos do terceiro ano do turno matutino a "tradução" de algumas obras de arte.
Para tanto, a turma foi dividida em 6 grupos que, após localizar a obra que lhe fora atribuída, deverá analisá-la e postar um comentário com o título idêntico ao da obra.
Para que seja interessante e bem estruturada, a leitura da obra de arte precisa apresentar informações sobre os seguintes aspectos:
1. Aspectos formais - elementos expressivos como a linha, a cor, o volume, a perspectiva, etc.
2. Contextualização histórica - localizar a obra no tempo histórico e no espaço, observando o tema e os significados do mesmo.
3. Informações biográficas - apresentar algumas informações sobre o autor da obra.
4. Leitura interpretativa - momento mais rico da análise em que não existe o certo nem o errado, pois cada grupo colocará o que pensa e o que sente sobre a obra que está vendo.
Comecemos, pois, a fruir a produção artística da humanidade. Ela nos dará a oportunidade de dialogar com o mundo.
Um excelente trabalho a todos e todas!!!
Beijos no coração!
![]() |
O par de sapatos - Van Gogh |
Equipe: Amanda, Brenna, Esdras, Ionar, Girlane e Gizane
![]() | ||
Pássaro de papelão, Alfredo Volpi |
Equipe: Alisson, Antonio Marcos, Gilvanildo, Giully, Kennedy, Rafael de O. e Renildo
![]() |
Paisagem com touro, Tarsila do Amaral |
Equipe: Bruno, Caroline, Jonathan, Laylla, Roseane, Sara e Sávio
![]() | |||
Café, Candido Portinari |
Equipe: Epitacio, Hiago, Jezielle, Magda, Marcelo e Tahylla
![]() | |||
Carretel azul, Iberê Camargo |
Equipe: Daniel, Ernandes, Rafael Coutinho, Rafael de Jesus, Saulo e Todorio
CAFÉ- CÂNDIDO PORTINARI
ResponderExcluirASPECTOS FORMAIS:No quadro, o pintor utiliza elementos que tornam a obra bem realista, retratando uma questão social no Brasil, que é o trabalho diário nas plantações de café, onde se utilizava a força do trabalho braçal. Para isso, o pintor usou cores e formas bem adequadas ao tema.
Um fato que chama atenção, por exemplo, é a estrutura física dos trabalhadores; pode-se perceber que eles possuem pernas e mãos bem grandes, talvez pra representar a força.
A cor da pintura, também, é algo apropriado para o tema. Ela não possui uma diversidade de cores e tons; apenas pouco colorido, que nos transmitem uma pintura, digamos, meio "morta", pelo fato de retratar um trabalho pesado e cansativo. E é essa a ideia central.
Se fixarmos nosso olhar diretamente para o quadro, podemos ter uma impressão de movimento sendo transmitida dele. Pode-se ter essa impressão graças às linhas e traços que o pintor utilizou, preocupando-se em reproduzir cada movimento dos "personagens" e é possível imaginarmos também até os pensamentos dos próprios graças a estes elementos.
CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA: O contexto histórico da obra se passa do tempo que se estende desde o período colonial até o fim do império, a escravidão, onde os escravos eram utilizados principalmente na agricultura,a tela mostra basicamente isso , o espaço representado através da pintura é uma grande lavoura de café onde os escravos são obrigados a obedecer as ordens dos seus superiores como também é mostrado no lado esquerdo da obra, sem contar também as mulheres exercendo o mesmo trabalho do homem nesse período, onde dá a entender que no período da escravidão os homens e mulheres faziam basicamente as mesmas coisa.
INFORMAÇÕES BIOGRÁFICAS:Cândido Portinari foi um dos pintores brasileiros mais famosos. Este grande artista nasceu na cidade de Brodowski (interior do estado de São Paulo), em 29 de dezembro de 1903. Destacou-se também nas áreas de poesia e política.
Durante sua trajetória, ele estudou na Escola de Belas-Artes do Rio de Janeiro; visitou muitos países, entre eles, a Espanha, a França e a Itália, onde finalizou seus estudos.
No ano de 1935 ele recebeu uma premiação em Nova Iorque por sua obra "Café". Deste momento em diante, sua obra passou a ser mundialmente conhecida.
No dia seis de fevereiro de 1962, o Brasil perdeu um de seus maiores artistas plásticos e aquele que, com sua obra de arte, muito contribuiu para que o Brasil fosse reconhecido entre outros países. A morte de Cândido Portinari teve como causa aparente uma intoxicação causada por elementos químicos presentes em certas tintas.
Suas principais obras tinham caracteristicas como : retratar questões sociais no Brasil; utilizar alguns elementos artisticos da arte europeia; arte figurativa, valorizando as tradições da pintura.
Suas obras de arte refletem influências do surrealismo, cubismo e da arte dos muralistas mexicanos.
LEITURA INTERPRETATIVA:a tela nos mostra o sofrimento dos negros , na escravidão, nela percebemos os trabalho constante de homens e mulheres, onde não havia a divisão de trabalho, os braços e pernas grossas nos dá a impressão de força,olhado para a tela ela nos passa uma sensação de tristeza e sofrimento expressada na face dos escravos, devido a forma com ele eles eram tratados.
EQUIPE:Hyago, Magda, Thaylla, Jezielle, Marcelo e Epitacio.
Muito ótima a análise feita pelo grupo. Foram ao fundo do poço e falaram coisas pertinentes e interessantes sobre a obra analisada. Apenas uma ressalva: os trabalhadores eram imigrantes e ex-escravos. Vejam que há também uma pessoa branca na lavoura de café.
ExcluirBeijos!!!
Carretel Azul(Iberê Camargo)
ResponderExcluirAspectos Formais: Parece com vários carreteis coloridos e livros distribuídos em estantes.
Contextualização Histórica: encontra-se numa época em que as pessoas ainda usavam carreteis e livros, pois hoje com a modernização, isso mudou.
Informações Biográficas: Iberê Bassani de Camargo (Restinga Seca, 18 de novembro de 1914 — Porto Alegre, 9 de agosto de 1994) foi um pintor, gravurista e professor brasileiro . Ele estudou no Rio Grande do Sul na Escola de Artes e ofícios de Santa Maria, foi professor de gravuras no instituto Belas Artes do Rio de Janeiro; Ele foi preso, acusado de Matar um Engenheiro. Ele teve uma filha e dois netos; Não gostava de cachorros nem crianças.
( imformações retiradas de:http://pt.wikipedia.org/wiki/Iber%C3%AA_Camargo)
Leitura Interpretativa: Ao ver essa obra, sentimos uma emoção muito forte, que podemos classica-lá como Raiva, ao vermos a diferença entre essa obra e as demais escolhidas; ele usa cores escuras, que mais torna difícil ainda à interpretação ...quero dizer, como se...houvesse acontecido algo obscuro na vida dele, mais precisamente na infância(pois na época ele usavam carreteis para fazer brinquedos) e ele não gosta de crianças, talvez por esse mesmo motivo.
OBS: TODORO porfessora?
PS: Raphael Coutinho e Terodorio.
Foi em cima da hora mais saiu.
Teo, seu nome é mesmo complicado. Viu que você escreveu Terodorio?
ExcluirVamos ao que interessa: a análise.
Boa pesquisa e boa síntese sobre Iberê Camargo. A obra é meio abstrata. Coloquei-a para vocês amarrarem essa ideia de belo e feio na arte. Realmente se trata de carretel e lembra infância. Apesar da raiva, achei interessante as hipóteses levantadas e a forma como vocês relacionaram a cor da tela com o modo como Iberê Camargo encara a infância.
Beijos e até a próxima!
1:Aspectos formais: par de sapatos ,parece ser bem velhos,pois tem características de que já foram usados,estão com os cordões bem gastados.São pretos.Parecem ser de camponeses
ResponderExcluir2:Aobra foi feita no ano de 1886 por van gogh devido a uma visita que ele fez em um mercado em Paris,onde ele comprou um par de sapatos bem desgastados para ele usar,porem não conseguiu calça-los,e passou a utiliza-lo como inspiração para suas obras,onde sapatos velhos se tornou símbolo da historia da arte moderna.
3:Van Gogh é considerado um dos principais representantes da pintura mundial. Nasceu na Holanda, no dia 30 de março de 1853. Teve uma irmã e um irmão chamado Theo. Com este irmão, estabeleceu uma forte relação de amizade. Através das cartas que trocou com com o irmão, os pesquisadores conseguiram resgatar muitos aspectos da vida e do trabalho do pintor.. Vicent Van Gogh (1853-1890) foi um pintor holandês, Foi o precursor da pintura de vanguarda. Seus problemas de depressão o levaram a cortar a sua própria orelha.
Van Gogh trabalhou para um comerciante de arte na juventude, e passou a estudar teologia em Amsterdã, mas não conseguiu concluir o curso.
4:A obra não me chamou tanto atenção,pois não conseguir entender bem o que ela quer transmitir,acho que pode ser um sapato que já foi bastante usado,é uma obra bem feita ,de um artista famoso,a obra tem traços bem marcantes.Achei bem interessante a historia dessa obra,como que Van Gogh teve inspiração para reproduzi-la.
Edsdras Alves.
Este trabalho foi feito individualmente, pois não nos reunimos para elabora-lo.
Paisagem com touro-Tarsila do Amaral
ResponderExcluirAspectos formais-Ela criou essa tela em um conceito da "Brasilidade"
Usando cores caipiras de temas do cotidiano brasileiro,associando tecnicas cubistas a figura de um touro.
2Contextualização historica-Tarsila pintou esse quadro em 1925.Foi ela que criou o conceito da "Brasilidade".Essa tela é de um animal simbolico da Espanha.
3Informações Biologicas-Tarsila Do Amaral,nascida em 1 de setembro de 1886,na fazenda São Bernado em Capivari,interior de São Paulo,era filha de José Estanislau do Amaral filho de ,Lydia Dias de Aguiar Amaral,e neta de José Estanislau do Amaral,cognominado o milionario em virtude do interior paulista.
4Leitura interpretativa-Podemos observar na tela, é uma paisagem,muita viva,realista de uma fazenda com um touro.
É uma mistura de cores alegres,que nos faz lembrar as cores do Brasil.É interessante por que o touro,fica livre perto das casas e é um unico touro,é tudo muito perfeito,as arvores,capins verdes tudo que um touro precisa.É um touro atento olhando para frente como se ele tivesse olhando para uma pessoa.
Amamos a tela#
Feito por:Bruno,Carolinne,Jonathan,Laylla,Roseane,Sara,Savio
Amei o comentário! No final ficou repleto de impressões pessoais. A equipe não teve receio de demonstrar seu entendimento acerca da obra. Continuem assim: legais e estudiosos!
ExcluirP. S. Informações BIOLÓGICAS! (KKKKKK) - Quase analisam o DNA de Tarsila.
Beijos!!!