É bom "futucar" esse blog porque...

É bom futucar esse blog porque...

"A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria." (Paulo Freire)


sexta-feira, 10 de agosto de 2012

FILOSOFANDO NAS OBRAS DE ARTE - II

Já dizia Pablo Picasso que "a arte é uma mentira que nos permite ver a verdade".
Proponho aos alunos do terceiro ano do turno noturno que coloquemos essa ideia em prática lendo algumas obras de arte que tratam de temas sociais.

Para tanto, a turma foi dividida em 2 grupos que, após localizar a obra que lhe fora atribuída, deverá analisá-la e postar um comentário com o título idêntico ao da obra.
Para que seja interessante e bem estruturada, a leitura da obra de arte precisa apresentar informações sobre os seguintes aspectos:
1. Aspectos  formais - elementos expressivos como a linha, a cor, o volume, a perspectiva, etc.
2. Contextualização histórica - localizar a obra no tempo histórico e no espaço, observando o tema e os significados do mesmo.
3. Informações biográficas - apresentar algumas informações sobre o autor da obra.
4. Leitura interpretativa - momento mais rico da análise em que não existe o certo nem o errado, pois cada grupo colocará o que pensa e o que sente sobre a obra que está vendo.

Lembrem-se: " ler é atribuir significados a algum texto ou a alguma imagem. É uma relação que se estabelece entre a nossa leitura de mundo e a leitura da palavra escrita ou da imagem materializada. Assim, para se fazer uma  leitura interessante e original, é preciso antes de mais nada "ver com os próprios olhos".

Comecemos, pois, a ver as verdades que se escondem nas mentiras artísticas. Aprenderemos a olhar o mundo com mais criticidade!

Um ótimo trabalho!

Operário, Tarsila do Amaral
Equipe: Andreia, Aloísio e Daniela

Retirantes, Candido Portinari

Equipe: Cristina, Ecilainy, Keyla e Rúbia

2 comentários:

  1. 1- a pintora utilizou cores em tons pasteis para retratar a tisteza.
    2- a obra foi pintada na década de 1930 para retratar o inicio da industrialização Brasil.
    3-Tarcila do Amaral nasceu em 1888 em São Paulo foi uma pintora e desenhista brasileira e uma das figuras centrais da pintura brasileira e da premeira fase do movimento modernista brasileiro , ao lado de Anita Malfatti.Seu quadro ABAPORU, de 1928 , inaugurou o movimento antropofágico nas artes plasticas.
    4- A obra retrata os trabalhadores das fabricas, no inicio da industrialização brasileira.Observa-se no rosto dos operarios a face cansada devido a jornada de trabalho desgastante em que eram obrigados a trabalhar ate 12 ou 14 horas diarias.ao fundo aparece as chamines das fabricas e predios de apartamento que mostram a nova paisagem urbana.

    equipe:Daniela,Aloisio,Girlane

    ResponderExcluir
  2. 1- O pintor usou apenas cores neutras como: preto,branco,cinza e marrom para retratar a tristeza e a miseria.
    2-A obra mostra a seca do nordeste e não tem uma data espesifica pois a seca é um ciclo que vem e volta.
    3-Candido Portinari nasceu em Brodowski,29 de dezembro de 1903_Rio de Janeiro,06 de fevereiro de 1962.
    Foi um artista plastico brasileiro.
    Portinari pintou aproximadamente cinco mil obras.
    Aos 15 anos,já decidio aprimorar seus dons.
    Em 1954 Portinari apresemtou uma grave intoxicação pelo
    chumbo presente nas tintas que usava.
    Trabalhando frequentimente,o envenenamento de Potinari começa a tomar proporções fatais.No dia 06 de fevereiro do mesmo ano,Candido Portinari morre envenenado pelas tintas que o consagraram.
    4-A obra retrata o sofrimento nordestino fugindo da seca em busca de uma vida melhor.Observa-se que o ventre das crianças esta crecido devido a doenças causadas pela fome,sede e desnutrição.No chão ha um solo nu e com apenas restos de animais mortos.No céu mostra os urubus sobrevoando a familia na expectativa das suas mortes.

    equipe:Cristina,Ecilainy;Kaylla e Raphael

    ResponderExcluir