É bom "futucar" esse blog porque...

É bom futucar esse blog porque...

"A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria." (Paulo Freire)


sexta-feira, 6 de julho de 2012

Somos "CIDADÃO DE PAPEL?"

Oi galerinha da 7ª Série

Nessa unidade aprendemos que o termo "Cidadão de papel" se refere ao desconhecimento por parte das pessoas de seus direitos ou o não respeito a eles e às leis instituídas em nosso país que, muitas vezes, não saem do papel. Assim, com base nas idéias de Gilberto Dimenstein, autor do livro "O Cidadão de Papel - a infância, a adolescência e os direitos humanos no Brasil" (1993), a expressão "cidadão de papel" se refere a “um cidadão com direitos adquiridos, mas não usufruídos e isso acontece na grande maioria, por falta de informação. O Estado fornece condições para que sejam conhecidos e proporcionados aos cidadãos, apenas os "benefícios" que a ele, Estado, sejam convenientes e interessantes. Dessa forma, para ele, pouco importa que o cidadão tenha conhecimento dos direitos que possui, pois, assim, não há reivindicações e muito menos lutas pela aquisição desses direitos, por parte dos cidadãos”.
Assim, para deixarmos de ser um cidadão como esse,

precisamos conhecer nossos direiros, lutar para que o cumprimento deles seja assegurado e precisamos também cumprir nossos deveres.
Para conher alguns direitos que temos, estudamos a "DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS",  e listamos alguns dos nossos deveres.
Convido vocês a publicarem neste espaço as fotos dos nossos "flagrantes de cidadania (?)" e a elegerem o "verdadeiro cidadão" da nossa comunidade.
Lembrem-se: não podemos sair por aí publicando fotos das pessoas sem a permissão delas. Assim, precisamos primeiro perguntar se pode.
Mãos à obra!

FLAGRANTES DE CIDADANIA (?)

Jéssica, Izabela, Paloma, Janaína  e Vanessa, alunas
da 7ª série do turno vespertino preparando-se para buscar
os "flagrantes de cidadania"

    
Sala do CEDRO depois de meia tarde de aula


Sala da 7ª Série do turno vespertino após algumas aulas
Pátio do CEDRO após o intervalo

Jéssica mostrando uma árvore que fora cortada e queimada
na rua
Marcelo no centro de abastecimento mostrando o
lixo jogado no chão
Lixo jogado na rua próximo ao muro do antigo cemitério
Há no muro uma frase quase apagada com a mensagem:
"Não jogue lixo aqui."


Montanha de lixo jogada próximo ao Rio Jacuípe,
na Rua Beira Rio.
Detalhe: em Barreiros há coleta de lixo, que é feita 3 vezes por semana
Filipe, aluno da 5ª série do turno vespertino jogando lixo na cesta.
 Observando os "flagrantes de cidadania" feitos pelos alunos, é fácil notar que o lixo que é jogado em locais indevidos é um dos principais problemas enfrentados pela comunidade.
Na escola, esse problema é notório, apesar de em cada sala de aula e no pátio possuírem cestas para que o lixo seja depositado.
É preciso que nossos alunos aprendam a exercer a verdadeira cidadania, colocando em prática os aprendizados adquiridos no convívio familiar e, também na escola. Assim, todos contribuirão para que tenhamos ruas limpas e também uma escola limpa.

Como última atividade do nosso projeto "Cidadão de papel", os alunos da 7ª série produziram, individualmente, um texto mostrando as diferenças entre o "verdadeiro cidadão" e o "cidadão de papel".
O texto abaixo foi escrito pela aluna Carolaine Oliveira Magalhães e revela as aprendizagens adquiridas pela turma sobre o assunto.

"O verdadeiro cidadão é aquele que respeita os mais velhos, que não joga lixo no chão, que ajuda o próximo e etc. O verdadeiro cidadão tem que cumprir com seus deveres e respeitar as leis.

O cidadão de papel tem seus direitos, mas não são cumpridos ou eles não sabem que tem esse direito.

Um cidadão também tem seus direitos, como: direito à educação, ao lazer, à moradia, à saúde, a uma boa alimentação e etc.

Um cidadão tem que ser assim e muito mais do que isso e também tem que ter os seus direitos respeitados."

Fazer esse trabalho foi muito gratificante. Espero que os alunos e as alunas coloquem em prática tudo que aprenderam durante as aulas.

Beijos no coração!!!
Pró Emília

Obs.: esta aula foi uma adaptação de um plano de aula 
de Cidadania encontrado no Portal do professor.

8 comentários:

  1. Respostas
    1. Amei essa aula foi muito interessante foi uma tarde legal

      Janaina santos

      Excluir
    2. eu gostei muito de compartilhar com esse trabalho


      carolaine oliveira

      Excluir
    3. EU ADOREI COLABORAR COM ESSE
      TRABALHO

      VANESSA OLIVEIRA

      Excluir
    4. adorei muito!,essas fotos e a aula .
      paloma silva.

      Excluir
  2. naiara e milena esta reclamando por que nao saiu na foto com os outros alunos

    ResponderExcluir
  3. eu gostei muito de contribuir com a minha parte no trabalho.

    Jéssica Oliveira Magalhães

    ResponderExcluir
  4. naiara
    eu amei por contribui com a minha parte no trabalho.

    ResponderExcluir