De acordo com Tayla, desde a 1ª série do Ensino Fundamental I que se estuda sobre classes de palavras. Entende-se, portanto, que após todo esse percurso estudantil, os alunos do Ensino Médio já estejam carecas de saber o que é substantivo e adjetivo.
Entretanto, é necessário perceber que os nossos conhecimentos acerca de qualquer conteúdo amplia com o passar do tempo. Com o estudo da língua não é diferente. Além de enquanto crianças não termos maturidade para compreender todas as especificidades desse estudo, é necessário estarmos sempre refrescando a memória para que os saberes não sejam esquecidos.
No que diz respeito ao conceito de substantivo e adjetivo, é importante notar que essas classes de palavras possuem muitas semelhanças mórficas e, por isso, só é possível afirmar que determinado vocábulo é substantivo ou adjetivo no sintagma. Assim, a diferença não é semântica (de significado), mas funcional (de função).
"Se a palavra estiver designando, nomeando o ser, será substantivo. Se ela estiver caracterizando, modificando as qualidades do ser, será adjetivo." Dessa forma, pode-se afirmar que essas duas classes de palavras podem se intercambiar. Dependendo do contexto, o substantivo pode ser considerado adjetivo e vice versa.
Exemplo:
Emily comeu apenas um salgado na hora do lanche. (salgado - substantivo)
O arroz que Poliana cozinhou ficou muito salgado. (salgado - adjetivo)
Dúvidas e opiniões das turmas do 2º Ano A e B, aguardo nos comentários.
Vocês são um amor!!!
Ótima professora!! Escreve muito bem, continua escrevendo para que eu continue lendo.
ResponderExcluirObrigada! ❤❤❤
Excluir❤
ResponderExcluir