É bom "futucar" esse blog porque...

É bom futucar esse blog porque...

"A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria." (Paulo Freire)


terça-feira, 10 de julho de 2018

Conceito de SUBSTANTIVO e ADJETIVO, ampliando horizontes...

De acordo com Tayla, desde a 1ª série do Ensino Fundamental I que se estuda sobre classes de palavras. Entende-se, portanto, que após todo esse percurso estudantil, os alunos do Ensino Médio já estejam carecas de saber o que é substantivo e adjetivo

Entretanto, é necessário perceber que os nossos conhecimentos acerca de qualquer conteúdo amplia com o passar do tempo. Com o estudo da língua não é diferente. Além de enquanto crianças não termos maturidade para compreender todas as especificidades desse estudo, é necessário estarmos sempre refrescando a memória para que os saberes não sejam esquecidos.
No que diz respeito ao conceito de substantivo e adjetivo, é importante notar que essas classes de palavras possuem muitas semelhanças mórficas e, por isso, só é possível afirmar que determinado vocábulo é substantivo ou adjetivo no sintagma. Assim, a diferença não é semântica (de significado), mas funcional (de função). 
"Se a palavra estiver designando, nomeando o ser, será substantivo. Se ela estiver caracterizando, modificando as qualidades do ser, será adjetivo." Dessa forma, pode-se afirmar que essas duas classes de palavras podem se intercambiar. Dependendo do contexto, o substantivo pode ser considerado adjetivo e vice versa.
Exemplo: 
Emily comeu apenas um salgado na hora do lanche. (salgado - substantivo)
O arroz que Poliana cozinhou ficou muito salgado. (salgado - adjetivo)

Dúvidas e opiniões das turmas do 2º Ano A e B, aguardo nos comentários.

Vocês são um amor!!!
   

segunda-feira, 9 de julho de 2018

Reativando...

"Há muito tempo, sim, não te escrevo."

                                                              Carlos Drummond de Andrade



 
A última vez que escrevi aqui foi em 2012 (a 6 anos atrás). A correria da vida não me permitiu notar que o tempo passara tão depressa e eu fui, aos poucos, deixando de lado os conhecimentos que adquiri no Curso de Especialização em Mídias na Educação e reduzi o uso das TICs em minhas aulas à produção e exibição e slides e filmes. 
Eu não deveria ter me deixado levar pelo desinteresse da maioria. Deveria sim, ter lido mais, estudado mais, mexido mais em meu Ciberespaço que diz tanto de mim; deveria ter atualizado meus conhecimentos e me valido mais da internet para ajudar meus alunos a construírem seu conhecimento.
E daí que uma pequena minoria se interessasse em interagir por aqui!? Eu estaria contribuindo com essas pessoas, ajudando-as a amarem a leitura e a sentirem o delicioso sabor que é mergulhar no mundo do conhecimento.
Agora que sei da existência da aprendizagem ativa, da sala de aula invertida e de algumas dezenas de técnicas de sala de aula que ajudam a desenvolver a autoaprendizagem, impossível deixar isso aqui parado mais tempo.
A receita que vai dar certo: JOVENS CONECTADOS + CIBERESPAÇO + INTERAÇÃO = APRENZIGEM